Ser cristão hoje não é fácil.
Nosso dia a dia é cheio, estamos sempre atrasados e super atarefados. Somos bombardeados de informações de todos os tipos, de todos os lados; somos chamados a fazer inúmeras coisas urgentes e sem importância o tempo todo e perdemos muito tempo com isso; nos relacionamos com diversas pessoas, que muitas da vezes, nem conhecemos em redes sociais, no trabalho, na academia etc.; mal temos tempo para brincar com nossos filhos ou curtir o Sol se pôr; comemos mal, nos fartamos diariamente de coisas ruins e nocivas à nossa saúde física, mental e espiritual. Tiramos o domingo para passear e descansar e raramente vamos à igreja cultuar a Deus.
Estamos sempre correndo, cansados, estressados e insatisfeitos...
Como, então, ser cristão nos dias de hoje? Como seguir a Cristo e fazer Sua vontade e como deixá-lO ser Senhor de nossas vidas quando achamos que nós é quem estamos no comando dela?

Em meio à essa correria sem sentido, convido você, a parar por alguns instantes, meditar comigo na Palavra e buscar nela forças para continuar essa nossa caminhada na Terra e tentar entender a razão de tudo isso...

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

The Chosen! Ainda não assistiu?

 Você já parou para conferir algum episódio da série The Chosen (Os Escolhidos)? 


É uma série baseada na vida dos apóstolos de Jesus durante a passagem dEle por essa terra. Posso afirmar categoricamente que NUNCA havia visto algo tão profundo e tão real como essa série. 
Um Jesus de verdade, cenas reais e seguidores humanos como eu e você. Jesus é apresentado como uma pessoa formidável - não caricata - sensível, sorridente, brincalhona, amável, que se aproxima de nós um pouco mais a cada episódio muito bem dirigido por Dallas Jenkins


Acompanho desde a primeira temporada e vale cada minuto assistido. 
O Verbo que virou 'gente' e habitou entre nós está tão bem 'interpretado' por Jonathan Roumie que é quase impossível não pensar no ator quando estamos nos dirigindo a Jesus em pensamento e oração. Jonathan tornou-se o rosto de Cristo. Talvez pela bela interpretação e dedicação ao nos mostrar Jesus tão humano como nós, em Sua encarnação. Talvez por sua simplicidade e devoção, mas o fato é que até o Papa Francisco o chamou de Jesus em recente encontro com o ator!

Os discípulos são interpretados também com paixão e veracidade e é muito fácil a gente acabar se identificando com alguns deles através de suas particularidades, manias, gostos, questionamentos, sentimentos, falas e tomadas de atitudes. Quem assiste já chorou com Tiago, o menor; com Pedro e sua esposa (chamada Éden na série); com Maria, com o encontro de Jesus e Maria Madalena em uma cena inesquecível no primeiro episódio! Como é fácil se apaixonar por Jesus! 

É o mesmo Jesus, o da Bíblia! 
A gente se confunde e esquece de ler e tentar entender as entrelinhas dessa narrativa dos evangelhos. A gente se distrai e passa por cima de preciosidades que só The Chosen nos recorda com uma sensibilidade ímpar!

Dê uma chance à série! Comece hoje e quebrante-se perante a grandiosidade de Jesus!


segunda-feira, 13 de novembro de 2023

O melhor de Deus está por vir! Será?


O MELHOR DE DEUS ESTÁ POR VIR!

Você já ouviu essa frase? Por alguns anos foi repetida como que um mantra nas redes sociais...como se nós, desesperançosos de tudo, precisássemos nos agarrar a essa luz no fim do túnel: "calma, Deus tem uma última cartada; aguente firme!"

Sempre li desconfiada para esse tipo de postagem. O que seria 'o melhor de Deus'? O que eu receberia por esperar? É como se de repente aparecesse um anjo do céu e me entregasse algo que mudaria a minha vida, mas o que seria? Uma carta? Um cheque? Um vale? Um carro novo?

O MELHOR DE DEUS.
Enquanto as pessoas digitavam amém para essa estranha afirmação, eu ficava com esses questionamentos e achava que, na realidade, isso estava mais para uma falta de fé do que para excesso dela. Como algo melhor que JESUS poderia vir? Como somos tão mal agradecidos e mimados  a ponto de achar que precisamos de alguma coisa além de Jesus: que veio, morreu em nosso lugar nos dando vida eterna junto ao Pai? Um atrevimento dos grandes!

Além do mais, hoje, temos o Espírito Santo, Consolador, conosco. O que mais podemos querer?

Tem um trecho numa música do Grupo Oficina G3 que diz assim:

Quanto tempo mais?
Qual a prova maior que a cruz?
Me entreguei por ti
Esta é a prova maior de amor!

Você vive com esse pensamento pequeno? Mendigando restos? Tentando justificar sua autocomiseração com uma fase de efeito, esperando algo incrível quando O PRÓPRIO DEUS virou gente e habitou entre nós! Como diz em Efésios 2.5,6:

Mas Deus é tão rico em misericórdia e nos amou tanto que, embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, ele nos deu vida juntamente com Cristo. É pela graça que vocês são salvos! Pois ele nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar com ele nos domínios celestiais, porque agora estamos em Cristo Jesus.


UAU!

Levante e louve porque o melhor de Deus já veio!



terça-feira, 17 de outubro de 2023

Coração...quem te conhecerá?



Música dos Titãs: Deus e o diabo


Deus está debaixo da mesa
O diabo está atrás do armário
Deus está atrás da porta
O diabo está no meio da sala

O que há de errado com meu coração?
O que há de errado?

Deus está lendo jornal
O diabo está dançando
O diabo está fazendo o jantar
Deus está escrevendo uma carta

O que há de errado com meu coração?
O que há de errado?

Deus está sonhando
O diabo está fazendo discurso
Deus está lavando os pratos
O diabo está tocando piano

Deus é o teto da casa
O diabo é a porta dos fundos
O diabo é o chão da cozinha

O que há de errado com meu coração?
O que há de errado?




Jesus gosta de Pistache

Pistache

Essa oleaginosa de casca dura, polpa verde ou amarela é originária do oeste asiático onde hoje se localizam a Síria, o Irã e o Afeganistão. Pesquisas indicam que ela já era consumida durante o ano 7.000 a.C.. Mas foi durante o século 1 que houve uma primeira tentativa de cultivo em outras terras. O imperador Vitelius introduziu o pistache em Roma, na Itália, e a partir daí seu sabor conquistou o Mediterrâneo. Símbolo de sofisticação, era proibido para plebeus*.



Eu nunca havia visto nenhuma 'graça' nesse pistache. Esse negócio de ter que ficar tirando a casca dura para comer não me agradava. Muito trabalho para pouca noz. Prefiro as pecan.

Casei com um descendente de libanês e percebi que o pessoal daquela região tem uma relação de amor com essa oleaginosa! Em pratos salgados e doces, tanto faz: o pistache está sempre presente. É muito séria essa relação. Muito amor e respeito.

Aproveitando a 'onda de pistache' no Brasil (onde parece que nosso país redescobriu o pistache em 2023) resolvi contar aqui minha recente experiência com o dito cujo.

Como chef e esposa, gosto de fazer comidinhas delícias que agradam ao marido e quando datas especiais se aproximam, os tais pistaches sempre povoam minha mente criativa por dias e semanas; com preços proibitivos eu preciso usar bom senso e fazer muita pesquisa de custo/benefício. Outubro é um mês onde fico pensando o quê fazer de diferente. Dias pensando comigo mesma onde encontrar pistache a granel e pasta de pistache boa, bonita e barata em porção pequena. A gente adora comer bem, porém é necessário ter em mente a mordomia em relação ao dinheiro, certo?
Eu não tinha feito pesquisa alguma de valor, só cogitando e conversando com meus botões. Não havia aberto a internet para isso e nem parado em loja alguma até que, um dia desses, fazendo um caminho não muito comum de carro, ouvi em alto e bom som: "pára ali, naquela loja; ali tem pasta de pistache a granel em oferta."
Continuei dirigindo e pensando...que coisa maluca. Nem gosto daquela loja.
" - Ali tem pasta de pistache a granel em oferta."

Ah, não! Estranho e super específico. 

Continuei dirigindo e disse em voz alta: "só vou estacionar se tiver vaga." Eu sei que naquela loja, numa subida, na curva, tem apenas duas vagas e é impossível estarem vazias ou ser fácil de estacionar. Subindo a rua, vi a entrada V A Z I A portanto estacionei.

Logo no caixa, onde ficam as promoções, tinha não uma mas quatro marcas de pasta de pistache em promoção. Oi? Como assim? Foi só escolher e pagar.

" - Deus! Foi o Senhor mesmo? Mas não faz sentido o Sr. se importar com uma coisinha tão irrelevante." 

Se não foi Deus, quem foi? Meu sexto sentido?

A lição a ser tomada é: 
fique atento, o Espírito Santo está aí, tentando te ajudar; seja com o pistache, com a luta para deixar um vício, com a dúvida para tomada de decisões importantes...Ele está SEMPRE conosco nos direcionando. Você está atento? Consegue ouví-lO? 

JESUS É MEU AMIGO E ESTÁ SEMPRE COMIGO! E gosta de pistache!